Agricultor de Quiterianópolis exporta toneladas de pimenta-de-cheiro para Argentina


 O produtor familiar Wilton Bonfim, da localidade São Francisco, em Quiterianópolis-CE, transformou o cultivo de pimentão e pimenta-de-cheiro, aprendido com o avô, em uma atividade sustentável e de destaque internacional. Assistido pela Ematerce há mais de 3 anos, Wilton exportou 43 toneladas de pimenta-de-cheiro em 2024 para a Argentina e os estados de Minas Gerais e São Paulo, com preços que variam de R$ 40 a R$ 80 por caixa de 11 quilos.

Com uma área plantada de 2 hectares, o agricultor planeja expandir em 30% sua produção em 2025, impulsionado pela abertura de novos mercados. Além da exportação, a família Bonfim comercializa seus produtos por meio de programas como PAA e PNAE e de cooperativas como a COOPDEST.

O engenheiro agrônomo Raí Rebouças destacou a importância da assistência técnica e de políticas públicas para o sucesso na agricultura familiar. “Com redução de custos e acesso a novos canais de comercialização, garantimos competitividade e sustentabilidade para os produtores”, concluiu.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem